A nacionalidade italiana é muito almejada por jovens que planejam estudar no exterior
Quais são as vantagens de ter uma cidadania italiana?
O reconhecimento da cidadania italiana traz muitos benefícios e facilidades, porque o indivíduo terá todos os direitos de um cidadão italiano. Além de poder residir na Europa pelo tempo que quiser, não vai precisar de visto de entrada e saída dos países da Comunidade Europeia.
O indivíduo poderá, também, desfrutar de todos os direitos de um italiano no que se refere à moradia, trabalho, estudo, política, lazer, assistência médica. Além disso, poderá votar, comprar casa, ter conta bancária, abrir empresa e até mesmo, se aposentar na Itália.
Vantagens na locomoção e residência
Com o Tratado de Schengen, os europeus passaram a ter direito de livre circulação de pessoas e fixar residência em toda a União Europeia, bem como deixaram de precisar solicitar visto de permanência nesses países.
Além disso, cidadãos brasileiros que possuam cidadania italiana também não precisam solicitar alguns tipos de visto para países de outros continentes, como, por exemplo, os Estados Unidos.
Como a Itália faz parte do Visa Waiyer Program (Programa de Isenção de Visto), programa dos Estados Unidos que permite aos portadores de passaporte de 34 países ingressarem no país com mais facilidade, não se exigirá o visto de entrada para viagens de turismo ou negócios com permanência de até 90 dias.
Vantagens nos estudos
A nacionalidade italiana é muito almejada por jovens que planejam estudar fora, pois isso facilita o acesso às universidades do país.
Além disso, o estudante que possui a cidadania italiana passa a ter acesso a bolsas de estudos de organizações internacionais, fundações e países da Europa e do mundo que são oferecidas aos cidadãos italianos.
Vantagens no trabalho e em concursos
O reconhecimento da cidadania italiana também pode trazer benefícios na esfera profissional para aqueles que queiram residir e trabalhar no país, pois há a garantia de emprego legal sem a necessidade de trâmites burocráticos.
Além disso, o indivíduo com cidadania italiana poderá trabalhar como livre profissional em todos os Estados-membros da União Europeia, bem como convalidar títulos de estudo e diplomas universitários de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, os quais poderão ser usados para conseguir remunerações melhores. Dessa maneira, a dupla cidadania pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho e um ponto a mais no currículo.
Em aeroportos e viagens
Com o passaporte italiano em mãos, é possível entrar em filas diferenciadas para europeus, sem interrogatórios, demonstrações de renda e constrangimentos.
Em conflitos e guerras
Em caso de revolução, conflito ou guerra no Brasil, os brasileiros que possuem cidadania italiana são protegidos pela Comunidade Europeia e podem, com facilidade, ir para algum desses países.
Quais são os custos e a duração do processo de concessão da Cidadania Italiana?
Os custos e a duração para o reconhecimento da nacionalidade italiana terão base na complexidade, no número de pessoas envolvidas e no tipo de documentação de cada processo. No entanto, despesas como emissão de documentos, sinal público, gastos com correios e pesquisa de documentos, retificações de documentos e traduções podem ser estimadas anteriormente.
Caso se queira maior celeridade para o reconhecimento, será necessário realizar o processo na Itália, o qual acarretará, no entanto, em maior investimento, uma vez que envolve gastos como despesas em legalizações, passagens aéreas, aluguéis, alimentação, transporte e taxas.
A importância do Advogado na concessão da Cidadania Italiana
Investimentos como o de uma assessoria e de um advogado são recomendados para quem desejar maior comodidade na concessão da cidadania, principalmente para quem não possui conhecimento do trâmite e/ou da língua italiana.
Outro ponto importante se refere ao tempo de duração do processo, que pode variar de acordo com a localidade do requerente no Brasil ou de sua comune (município) na Itália.
Em consulados como os de São Paulo e Curitiba, por haver grande demanda de descendentes de italianos na região, a espera é de até 15 anos, aproximadamente.
O tempo de tramitação dentro do consulado é previsto para 1 ano para a aprovação da cidadania e de 1 a 6 meses para a emissão do passaporte. Para homens, caso no qual se faz necessário realizar a baixa no serviço militar, o prazo para a emissão do passaporte é superior ao estimado.
Fonte: JUSBRASIL
Sobre o Cartório de Quiririm
O Cartório de Quiririm, desde 1926, tem como missão servir o público, oferecendo serviços notariais, com excelência e eficiência, pautado no respeito à diversidade e comprometimento da equipe. Contamos com a administração da tabeliã concursada Vera Rother há 30 anos e com o apoio de uma equipe focada e engajada.
Serviços oferecidos:
– Atos Notariais: abertura de firmas, atas notariais, certidões, declaração de união estável, divórcio e separação, emancipação, escritura de doação, inventário extrajudicial, carta de sentença, declarações, escritura de compra e venda, procurações e substabelecimentos, pacto antenupcial, testamento usucapião extrajudicial;
– Reconhecimento de Firmas: Apostila de Haia, autenticações e reconhecimento de firmas;
– Registros Civis: alteração de pronome e gênero, casamento, registro de óbito, registro de Nascimento e segunda via de certidões.
Localização: Av. Coronel José Benedito Marcondes de Mattos, 181, Quiririm, Taubaté – SP
Telefones:
(12) 3686.2672 – Telefonista
(12) 98309-0015 – Escrituras
(12) 98264-8054 – Registro Civil