Novidade: Doadores de órgãos agora podem declarar sua vontade direto no Cartório de notas

Brasileiros que querem ser doadores poderão deixar explícita a sua vontade em um documento oficial, saiba mais!

Desde o primeiro semestre de 2024, doadores de órgãos podem declarar sua vontade direto no Cartório de Notas. Um documento legal, digital e gratuito, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet pode ser a solução para salvar a vida de mais de 42 mil pessoas que aguardam na fila da doação de órgãos e tecidos no país. 

Brasileiros que querem ser doadores poderão deixar explícita a sua vontade em um documento oficial, redigido por um tabelião de notas e que possui autenticidade, eficácia, segurança jurídica e ampla publicidade legal: a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano – AEDO, disponível pelo site “www.aedo.org.br” e em aplicativos digitais, e que passa a ter validade e efeito perante toda sociedade como declaração de vontade do cidadão. 

Para realizar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, o interessado preenche um formulário diretamente no site www.aedo.org.br, que é recepcionado pelo Cartório de Notas selecionado. 

Em seguida, o tabelião agenda uma sessão de videoconferência para identificar o interessado e coletar a sua manifestação de vontade. 

Por fim, o solicitante e o notário assinam digitalmente a AEDO, que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes. 

Por meio do sistema, o cidadão poderá escolher qual órgão deseja doar – medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos. No Brasil, a maioria das pessoas na fila única nacional de transplantes aguarda a doação de um rim, seguido por fígado, coração, pulmão e pâncreas. 

Importante: Somente no ano passado, três mil pessoas faleceram pela falta de doação de um órgão. Além disso, atualmente, mais de 500 crianças aguardam por um novo órgão.

Confira abaixo os dados

Dados e estatísticas do Ministério da Saúde evidenciam a necessidade de mudança do paradigma da doação de órgãos no Brasil. Em 26 de março deste ano, 42.458 pessoas aguardavam por transplante de órgãos no país, sendo 24.903 homens e 17.555 mulheres. A grande maioria delas está na fila esperando por um rim: 39.181 pessoas. Deste total, 22.898 são homens, 16.283 mulheres. Na sequência vem os que aguardam transplante de fígado, com 2.272 pessoas (1.451 homens e 821 mulheres) e o de coração com 409 pessoas (265 homens e 144 mulheres).

Por isso, doar órgãos continua sendo um ato tão importante para salvar vidas!

Para mais informações, acesse: https://bit.ly/doadoresorgaosinfos 

Sobre o Cartório de Quiririm

O Cartório de Quiririm, desde 1926, tem como missão servir o público, oferecendo serviços notariais, com excelência e eficiência, pautado no respeito à diversidade e comprometimento da equipe. Contamos com a administração da tabeliã concursada Vera Rother há 30 anos e com o apoio de uma equipe focada e engajada. 

Serviços oferecidos: 

– Atos Notariais: abertura de firmas, atas notariais, certidões, declaração de união estável, divórcio e separação, emancipação, escritura de doação, inventário extrajudicial, carta de sentença, declarações, escritura de compra e venda, procurações e substabelecimentos, pacto antenupcial, testamento usucapião extrajudicial; 

– Reconhecimento de Firmas: Apostila de Haia, autenticações e reconhecimento de firmas; 

– Registros Civis: alteração de pronome e gênero, casamento, registro de óbito, registro de Nascimento e segunda via de certidões. 

Localização: Av. Coronel José Benedito Marcondes de Mattos, 181, Quiririm, Taubaté – SP 

Telefones: 

(12) 3686.2672 – Telefonista 

(12) 98309-0015 – Escrituras 

(12) 98264-8054 – Registro Civil